Início > Uncategorized > Kilimanjaro, Madison e Gemini

Kilimanjaro, Madison e Gemini

A Microsoft já divulgou sobre o que devemos esperar da nova versão do SQL Server, prevista para lançamento no primeiro semestre de 2010. O Kilimanjaro é o codinome do novo SQL Server, que terá como parte integrante (e principal) o Gemini, um conjunto de novos recursos de BI voltados para Office e Sharepoint.

A palavra-chave para o próximo SQL Server será Business Intelligence (BI). Poucas mudanças serão feitas no engine do SQL Server e poucas melhorias de gerenciamento serão introduzidas, mas a grande maioria dos novos recursos será focada em BI. O intuito do Gemini é prover um conjunto de add-ins para o Office para criar o conceito que a Microsoft está chamando de "Self-service BI". O objetivo é trazer BI para perto dos usuários, para que eles próprios possam usá-lo sem o auxílio direto de profissionais de TI. Veja o anúncio da Microsoft aqui.

Já o Madison deverá ser um produto comercializado à parte. Ele será o resultado da compra da DATAllegro pela Microsoft. Será possível o tratamento de grandes volumes de dados para Datawarehouses, tais como centenas de terabytes, e serão introduzidos recursos como o processamento distribuído de consultas em vários servidores.

Tenho observado diversas críticas em relação ao um ciclo de lançamento muito curto (2-3 anos) para versões de um produto de infra-estrutura tão crítico como o SQL Server. No entanto, as ferramentas automáticas de upgrade têm sido cada vez mais eficientes e o modo de compatibilidade configurável por banco de dados tem ajudado a migrar para as novas versões com impactos reduzidos. Vale a pena sempre conferir a versão mais nova do Upgrade Wizard do SQL Server antes de iniciar qualquer migração.

Categorias:Uncategorized
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: